Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

26 de abril. Nosso aniversário

Você imaginaria o Ipiranga sem as tão decantadas tradições históricas que se revelam belíssimas, aos nossos olhos orgulhosos, a partir do conjunto arquitetônico e urbanístico do Parque da Independência? Um bairro sem o Museu e o Monumento, certamente, não seria o Ipiranga. Permita-me, pois, a imodéstia de dizer, guardada as devidas e naturais proporções, que a vida comunitária da região não seria a mesma sem Gazeta do Ipiranga.

O leitor-amigo de todas as semanas há de me entender. Com você, afinal, é que dialogamos/convivemos na busca de tempos melhores, na luta contra a hipocrisia e a mentira, pela redemocratização do País, na memorável jornada pelas Diretas Já; enfim, na construção de uma sociedade mais justa e contemporânea. Com efeito, ao longo desses 411 anos, Gazeta do Ipiranga firmou-se solidamente no conceito dos 1,2 milhão que fazem a grandeza desse bairro/cidade.

Um prestígio que, para nossa alegria e honra, só tem aumentado desde 26 de abril de 1958, quando pela primeira vez GI saiu às ruas. A partir de então a sexta-feira nunca mais foi a mesma para os ipiranguistas. Vale ressaltar que, já nessa época, o jornal era tido e havido como combativo porta-voz das mais justas aspirações de toda comunidade. Os tempos são outros, é certo. Juntamente com o Ipiranga e imediações, a Gazetinha cresceu consideravelmente.

Deixou a pequena sede da Vergueiro, passou por outros locais até chegar à rua Bom Pastor 1557. Mudanças gráficas e editoriais também ocorreram. GI é hoje, seguramente, um dos principais jornais de bairro de todo o País, referência freqüente para estudantes, pesquisadores na área de Comunicação e universidades sempre que o assunto for imprensa regional. Mesmo assim, vale destacar, não se alterou o princípio básico de toda essa empreitada: a preocupação com as necessidades de nossa gente e da região, hoje chamada de Grande Ipiranga.

Assim, ao ensejo deste 41º aniversário, estamos à vontade, todos nós de Gazeta do Ipiranga para agradecer as manifestações de apreço e respeito que o Ipiranga vem demonstrando por nosso trabalho. Agradecemos também à confiança de nossos anunciantes, sustentáculo de toda esta caminhada. Sem dúvida, é desse reconhecimento que nos vem o incentivo — imprescindível — para novas realizações, sempre em prol da comunidade que nos acolhe e dá nome.

* Aguarde a Edição de Aniversário de Gazeta do Ipiranga que, neste ano, vai circular dia 14 de maio!