Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

A ditadura e o cinema

Posted on

Caros,

Anotem aí:

http://cinemaeditadura.com.br/filmes/

Nesse endereço, você pode encontrar 50 indicações de produções cinematográficas que tratam do período ditatorial compreendido entre 1964 e 1985. As abordagens são as mais diversas.

Assim como fiz dias atrás, com os LIVROS, separei cinco títulos, como sugestão:

VLADO – 30 ANOS DEPOIS
Direção: João Batista de Andrade. Documentário. Brasil, 2005. 1h30min. “Um documentário sobre a história do jornalista Vladimir Herzog, o Vlado, que foi torturado e assassinado na prisão, em 1975 durante o golpe empresarial-militar brasileiro.

O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS
Diretor: Cao Hamburger Drama, Brasil, 2006. 1h45min. 1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada. Foram presos pelam ditadura.

ZUZU ANGEL
Direção: Sérgio Resende Drama, Brasil, 2006. 108 min. Brasil, anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais negros de sua história.  A estilista Zuzu Angel (Patrícia Pillar) entra em confronto declarado com a ditadura militar após o assassinato do filho Stuart Angel Jones, estudante de Economia e ativista, pelos agentes da repressão.

EU ME LEMBRO
Direção: Luiz Fernando Lobo. Documentário. Brasil, 2012. 96min . Trata-se de um registro histórico sobre os cinco anos das Caravanas da Anistia que reconstrói a luta dos perseguidos por reparação, memória, verdade e justiça, com imagens de arquivo e de entrevistas.

AINDA EXISTEM PERSEGUIDOS POLÍTICOS

Direção: Coletivo Catarse.  Documentário. Brasil, 2012. 54 min. A produção tem por objetivo fomentar o debate sobre a ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil, pós Ditadura Civil-Militar implantada no País a partir de 1964.

A propósito, reitero o convite de ontem:

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *