Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

A oração

A igreja São José do Ipiranga é a mais antiga do tradicional bairro paulistano.

Tenho uma simpatia pelo templo e pelo santo, exemplo de fé e humildade – virtudes cada vez mais raras nos dias de hoje.

Sempre recorro a São José diante das divididas que a vida me apresenta. Mesmo sem dividida alguma, também faço questão de tê-lo em minhas orações. Por mim e por aqueles que amo.

Coisa minha…

II.

Houve um tempo em que a paróquia era comandada pelo querido Padre Brito que idealizou um jornal local, chamado O Carpinteiro.

Fui editor do jornal por alguns anos – e foi uma das experiências mais marcantes da minha carreira. Era um tabloide mensal que chegou a circular com 100 mil exemplares. Sua linha editorial era evangelizadora, mas também e principalmente de incentivo à cidadania e à justiça social.

A partir das 16 páginas de O Carpinteiro, o Padre Brito tocava um conjunto de obras assistenciais das mais proveitosas para um bom número de famílias do Grande Ipiranga.

III.

Eu frequentava a igreja todos os dias. Para as minhas orações e também por força da rotina do trabalho. Gostava de me postar e admirar a imagem de São José em uma capela à direita do altar principal. Aos pés da imagem do padroeiro, havia um cartaz com uma breve oração:

“São José, vós que amparastes e guiastes os primeiros passos do Menino Jesus aqui na Terra, dignai-vos a amparar e guiar o meu caminho para que eu possa alcançar sem desvios o prêmio que nos espera no céu.”

IV.

Moro e trabalho em São Bernardo do Campo. Há tempos não apareço no tradicional templo, mas mesmo assim recito a prece todos os dias.

De certa forma, essas palavras (desconfio que de autoria de uma paroquiana chamada Rita, que colaborava para o jornal) me tranquilizam e reforçam a sensação que, apesar de todos os pesares desses dias áridos, vale acreditar e combater o bom combate.

V.

Porque estou mais assim-assim que em outros dias, e também por um grande amigo que atravessa momentos difíceis, faço questão de compartilhar a oração com meus amáveis cinco ou seis leitores.

Rezemos por ele, e por nós…