Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

A Personagem de Terror no Brasil

Trecho do prefácio da professora e pesquisadora de Comunicação, Sandra Reimão, para o livro “Autópsias do Horror – A Personagem de Terror no Brasil”, de autoria do amigo Marcelo B. Marques Melo:

“O livro de Marcelo Briseno de Melo enfoca a literatura de terror. Inicia-se com a arguta discussão dos primórdios e dos significados do gênero. A seguir, apresenta a consolidação dessa literatura, no século XIX, com os romances “Drácula”, de Bram Stoker, O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson e Frankenstein, de Mary Shelley. A partir da análise desses textos, o autor retorna à discussão do sentido do gênero e dos motivos de sua permanência e popularidade.

Em um segundo momento, Marcelo Briseno discute como o gênero de horror aportou no Brasil e, dentre várias manifestações, detém-se na abordagem da figura de Zé do Caixão, personagem criada por José Mogica Marins e demonstra como, apesar da semelhança externa com a personagem Drácula, o similar nacional adquire outras significações que o distanciam do modelo de Stoker.

As vigorosas ilustrações de Danilo Beyruth enriquecem, ainda mais, o texto.”

Fica aí a sugestão para quem gosta do gênero…