Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

A universidade e a viagem a Ítaca

Posted on

“O meu livro é um grito de alarme. Quando pergunto aos meus alunos por que estão na universidade, respondem-me que é para obter um diploma. Um diploma não serve para nada! Há uma visão utilitarista da educação que mata a ideia de escola. Vamos à escola para sermos pessoas cultas! Para sermos pessoas melhores, para sermos éticos, não importa o curso.”

(…)

“Costumo ler uma história belíssima de Kavafis [poeta grego, 1863-1933] sobre Ítaca, a história de Ulisses, que diz que a experiência da viagem é que fará de ti um homem rico, fará de ti um homem melhor. Se não fizeres essa experiência, de nada te servirá chegar a Ítaca.”

*Trecho da entrevista do professor Núncio Ondine, autor do livro “A Utilidade do Inúltil”, lançado em 30 países, traduzido em 20 idiomas, que discute e faz contundente crítica à lógica de empresa que hoje permeia o ensino universitário em todo o mundo, e tristemente também no Brasil.

Núncio é  professor da Universidade de Calabria, filósofo e especialista na obra de Giordano Bruno, e propõe uma reflexão sobre quais são os verdadeiros saberes que podem ajudar a sair da crise.

Entrevista originalmente publicada no jornal português ‘Público’, em 21.10.2017 e a mim encaminhada pelo amigo Fefeu a partir do link da Revista Prosa, Verso e Arte.

Leia a íntegra AQUI.

*(foto: Revista Prosa, Verso e Arte)

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *