Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Alberto Gaspar

Parabenizo aos autores* do livrorreportagem “Além das Fronteiras – Desafios da Cobertura Internacional” que foi levado à banca examinadora, na manhã de sexta-feira, como trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.

Agradeço à professora Margarete Pedro, orientadora do projeto, pelo convite para ser um dos avaliadores ao lado do repórter Alberto Gaspar, da TV Globo.

Participei de algumas bancas neste ano – os garotos veem meus cabelos brancos, os óculos na ponta do nariz e, desconfio, pensam que o velhinho é uma boa alma. Bonzinho que só, vai lhes dar uma boa nota. Hehehehehe… -, mas esta foi sui generis. Valeu pelo tom informal, descontraído; muito em função das considerações e bom humor que Gaspar fez.

— Foi uma aula, uma última e valiosa aula, ressaltou a professora após a fala do repórter que tem uma longa estrada profissional, inclusive com diversas experiências internacionais, que trouxe outro e detalhado olhar para o assunto do livro.

Eu e Gaspar temos em comum um tempo de nossas vidas, como moradores do bairro do Ipiranga. Então, antes, depois e durante a banca, ficamos rememorando deliciosas histórias da região onde vivemos. Especialmente as que falavam do valoroso futebol varzeano local.

Só no terreno onde hoje está a Favela de Heliópolis existiam dezenas e dezenas de campos que, nos finais de semana, ficavam apinhados de boleiros e torcedores.

Haja história…

Ao final, Gaspar deixou três recomendações aos jovens formandos. Segundo ele, as dicas foram lhe passadas por outro experiente repórter da Globo, Tonico Ferreira.

A lição é a seguinte:

01. Só existem 50 pautas a serem feitas em toda a história do mundo. Se a gente olhar bem, é o que acontece. Mudam os personagens, mudam os lugares, muda o recorte, mas em essência contamos sempre a mesma história. Um pouco lá, um tanto cá… Mas a mesma história.

02. Nunca derrubar uma pauta. Se a primeira não foi das melhores, imagine a que vem depois.

03. Nunca ofereça uma pauta. Considere que, lá na frente, a tal pode se voltar contra você.

•Os autores (Aécio Vieira, André Paixão, Ariane Brione, Felipe Dótoli e Victor Martins) foram aprovados.