Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Craques de batom

Transcrevo a seguir trecho do trabalho de conclusão do curso de jornalismo, Craques de Batom – Série Especial para o Rádio, de autoria de Barbara Crivelaro, Bianca Oliveira, Danilo Pilan, Felipe Noronha, Fernanda Viola e Guilherme Fornachari. Narra em cinco episódios a invasão das mulheres no mundo do futebol. Foi defendido e aprovado na noite de segunda-feira, dia 3, no auditório Iota, da Universidade Metodista de São Paulo.

“Um levantamento realizado em 21 países, inclusive o Brasil, pela empresa de consultoria esportiva Sport+Markt, mostrou que 38 por cento dos amantes de futebol são mulheres. Em números, dos 800 milhões de torcedores ao redor do mundo, 300 milhões são mulheres.

Outro estudo, da empresa de pesquisa e inteligência de marketing feminino Sophia Mind, realizado em maio de 2010, aponta que 80 por cento das brasileiras de 18 a 60 anos torcem por algum time.

Cerca de 42 por cento não tiveram influência de outra pessoa para escolher o clube do coração e 25 por cento foram influenciadas pelo pai na infância.

Além de medidas para coibir a violência, outra proposta para aumentar ainda mais a presença das mulheres nos estádios parece estar no investimento em conforto. O Internacional de Porto Alegre, por exemplo, apostou em banheiros agradáveis, fraldários e segurança.

Deu certo.

Em 10 anos o número de sócias subiu de 2 para 22 por cento, de acordo com dados do próprio clube.

“Hoje, o que se estuda muito são as chamadas condições do espetáculo (…). Se tudo estiver em boas condições, você atrai a família, as mulheres, os idosos e as crianças. Em más condições todos esses segmantos se afastam.”, afirma o professor Maurício Murad, coordenador do Núcleo de Sociologia do Futebol, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O aparecimento de facções femininas de torcidas organizadas também reforça a maior presença de mulheres nos jogos de futebol. Alguns exemplos são: Jovem Fla Pelotão Feminino (RJ – Flamengo), Dragões da Real (SP – São Paulo Futebol Clube), Galoucura (MG – Atlético), Camisa 12 (RJ – Vasco da Gama), Mulheraço (RJ – Volta Redonda), Gatas da Fiel (Pará – Paysandu) e Flu Mulher (RJ – Fluminense)”.