Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Ele odeia o BBB

— Falávamos do que mesmo?

Falávamos de futebol, da dancinha do Armero, das chances do Corionthians na Libertadores, da garotada do Santos e, óbvio, do Mundial que se aproxima.

Não sei exatamente a ordem dos assuntos. Nem em que ponto estávamos quando o amigo levantou-se para buscar um cafezinho na guichê do Pão e Queijo da Praça de Alimentação, de um shopping paulistano.

Agora ele estava de volta à nossa mesa, a equilibrar a pequena xícara e disposto a retomar a conversa.

Resolvi provocá-lo:

— Falávamos do Big Brother…

Ele odeia os realitys de um modo geral – este, em especial.

— São todos uns boçais – respondeu de pronto.

Contive o riso. Mas, não outra espetada:

— Boçais de boçal, boçal ou porque os caras têm muita bossa?

Esse meu ‘lado’ Antônio Abujamra, por vezes, me causa problemas. Mas, também me diverte bastante. O discurso do meu interlocutor era veemente, caudaloso… Dava a entender que era mesmo uma questão de honra, de sobrevivência dos altos valores da humanidade.

Nem percebi, mas outros dois conhecidos já haviam se aboletado junto a nós. E também eufóricos davam seus pitacos a tão polêmico assunto. Um falou de aspectos antropológicos da comunicação. Outro ponderou: vivemos um período de decadência.

Não preciso dizer, mas digo que foram lembrados a queda do Império Romano, o papel da arte na Renascença, a cena de um dos filmes de Buñuel, a manipulação midiática sobre os jovens (“E os velhinhos?”, indignei-me. “Até aqui são discriminados!”), a evolução das novas tecnologias, entre outros momentos históricos.

Não sei o porquê mas lembrei o filósofo Tião das Marmitas, vulgo Tim Maia, e a célebre frase com que encerrava os assuntos que não lhe interessavam:

— É, meus caros, tudo é tudo. E nada é nada…

Decididamente, não se aproveitou nada do que se disse ali. Mesa de botequim (e mesmo de Praça de Alimentação) serve mesmo para falar de futebol…

Ou para lembrar amores que um dia foram eternos.

Mas, ao que consta, todos ali estavam sóbrio o suficiente para enveredar por esse tema…

** FOTO NO BLOG: Camila Bevilacqua