Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Gasolina mais barata. É ver para crer…

"Laranja madura na beira da estrada; tá bichada, Zé ou tem marimbondo no pé" (Ataulfo Alves)

01. O vereador Domingos Dissei quer que a Câmara Municipal de São Paulo preste uma homenagem ao cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, pelo trabalho pastoral prestado à cidade e pela recente nomeação como cardeal. A sessão solene está marcada para o próximo dia 10, às 15 horas, no plenário da Câmara. Uma homenagem mais do que merecida…

02. Mas, se o vereador quer homenagear o cardeal, quem anuncia o milagre da semana é mesmo o Governo Federal que promete abaixar o preço da gasolina no próximo dia 6. O produto deve ficar em torno de 1,54 real o litro nos postos — hoje o preço na bomba gira em torno de 1,60 real. É ver para crer…

03. Não que o brasileiro tenha, de repente, adotado como santo de sua devoção o apóstolo Tomé, aquele só acreditou no Cristo redivivo depois de lhe tocar as chagas. Mas foram tantas as lambanças impostas nos últimos anos, tantas as CPIs que o Governo quer protelar, que dá para desconfiar de qualquer gesto que revele equilíbrio nas hostes governamentais. Por mais bem intencionada que esteja a equipe econômica, fica a sensação de que vem coisa por aí…

04. O panorama da economia internacional não é dos mais auspiciosos. Há ainda o desastre da plataforma da Petrobras, e a conseqüente queda na produção dos combustíveis. Mesmo assim, foi mantida a redução da gasolina. Surpreende até mesmo aos analistas mais contumaz, o que dirá ao cidadão comum, habituado à voracidade governamental pela alta de taxas e impostos…

05. Não que seja um irrecuperável xiita. Mas, depois de ver, ainda por esses dias, um presidente todo assoberbado falar em cadeia nacional de TV sobre a
conquista social que foi acordo para o acerto das contas do FGTS, não dá para entender a amplitude de tamanha generosidade fora de tempo…

06. De qualquer forma, nunca é demais ficar atento. E pedir aos céus (já que a seção hoje teve um abre religioso) para que o bom senso de hoje não se transforme na paulada de amanhã. Até porque continuam em vigor o novo índice da CPMF, a tabela do Imposto de Renda sem reajuste, o IPVA, o IPTU e toda a tralha de taxações que corrói o nosso bolso e consome nossa qualidade de vida…