Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Jornalismo Metodista, 40 anos

Pronunciamento de hoje, na sede da Intercom em São Paulo, sobre o curso de Jornalismo, em painel que celebra os 40 anos de existência da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo:

Começo dizendo da minha honra em coordenar o curso de jornalismo neste momento em que a Faculdade Comunicação da Universidade Metodista de são Paulo comemora 40 anos. Aliás, honra que só aumenta ao participar desta douta mesa.

Desnecessário dizer, mas digo que o Jornalismo da Metodista é curso tradicional, amplamente reconhecido pelo mercado de trabalho e também pelo universo acadêmico. Ainda, na semana passada, ao participar do 5º Congresso de Jornalismo do Canal Futura, pude rever alguns ex-alunos da casa; entre eles, a gerente geral do Canal Futura, Lúcia Araújo, e a Fabiana Marin, da TV USP, entre outros.

Hoje, o jornalismo da Metodista tem aproximadamente 800 alunos.

O Projeto Pedagógico, reformulado em 2009, trabalha com os seguintes eixos por período/semestre:

1 – Iniciação Jornalística, com ênfase nas narrativas midiáticas e na História do Jornalismo;

2 – Formação da Opinião Pública, com a proposta de reflexão sobre a construção da sociedade civil a partir da percepção do Jornalismo;

3 – Realidade Urbana, eixo que discute e conceitua o Jornalismo Comunitário como base para a organização social.

4 – Redação Integrada, que pressupõe o exercício o fazer em diversos formatos para a web, com respaldo ético (no módulo de Crítica da Mídia) e teórico (no módulo de Comunicação, História e Sociedade).

5 – Práticas Jornalísticas, os alunos vão trabalhar o formato do jornalismo tradicional em rádio, TV e jornal, com amparo teórico humanístico em Brasil Contemporâneo;

6 – Linguagens Experimentais, com destaque para os fundamentos e a prática do Jornalismo Especializado nas áreas de política, economia e Ciências & Tecnologia.

Os dois últimos semestres são dedicados aos dois eixos (Projetos em Comunicação e Produção autoral) que dão apoio à realização do trabalho de conclusão de curso.

Importante ressaltar que, do terceiro ao sexto semestre, a Redação Multimídia passa a ser a sala de aula, o espaço da prática e da reflexão dos estudantes, com produção voltada para os diversos veículos do curso. É uma experiência única que o aproxima do dia-a-dia das redações e o transforma em um profissional mais afinado com as tendências atuais e o olhar atento aos rumos do futuro do jornalismo.

Rumos que, por mais imprecisos que hoje se mostrem, valem-se sempre de três pilares indispensáveis: o respeito à verdade factual, a postura crítica e função fiscalizadora.