Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

O bom jornalismo que vem por aí…

Senna

Tim Maia

As musas da pornochanchada

Clássicos do futebol internacional

Haitianos em São Paulo

A São Paulo Railway

Análise dos cadernos de Economia

Os Viajantes

Sabem o que todos os temas acima têm em comum? Foram abordados pelos estudantes de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo como trabalho de conclusão de curso e defendidos em bancas avaliadoras nessas duas primeiras semanas de dezembro.

Participei – ora como professor orientador ora como professor convidado – dessas bancas, o que me deixa tão honrado quanto feliz.

Entendo tratar-se do momento maior da trajetória acadêmica dessa rapaziada após quatro anos de ralação na vida acadêmica. De quebra, é também o primeiro passo de cada um deles para uma carreira tão conflituosa quanto fascinante: ser jornalista.

Não tenho qualquer dúvida: a profissão vive um momento de transição, e está nas mãos dessa garotada (de futuro promissor) o prumo e o rumo para uma Imprensa mais dinâmica, participativa e responsável.

A partir de amanhã – e pelos próximos dias – nosso modesto Blog abre espaço para registrar trechos e/impressões que os trabalhos – ora livrorreportagem, ora documentário para TV – e assim oferecer aos meus cinco ou seis fiéis leitores um tantinho do bom jornalismo que vem por aí…

Também é minha forma de agradecê-los pelo convite e, sobretudo, desejar toda sorte do mundo aos formandos de 2014.