Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

O dia em que a Terra tremeu…

Dizem pela aí que é no sacolejar da carroça que os cocos se ajeitam. Não tenho porque duvidar. Não sou do ramo hortifrutigranjeiro, embora me apeteçam mais as melancias – sem qualquer alusão à garota que dança aquela dança maluquete.

Vocês me conhecem e sabem que não seria capaz de tamanhos devaneios.

De qualquer forma, aproveito o aforismo e as manchetes dos jornais (que, em uníssono, propagaram, nesta manhã de terça-feira, TERREMOTO ASSUSTA SÃO PAULO) para dizer que é no exato instante das situações limites que conhecemos as pessoas.

Vale conferir o tanto de equívocos que causou o tremor de 5,2 na escala Ritcher, com epicentro a 272 metros do Litoral sul.

A amiga Luciana, por exemplo, jamais esquecerá essa noite. Não que acontecesse algo de mais grave com ela. Simplesmente porque a moça, que mora na Zona Sul, foi esquecida por todos na hora que evacuaram o prédio onde ela mora. Todos desceram esbaforidos para escapar das eventuais conseqüências do cataclismo – e ela, desligada que só, entretida com mais um capítulo da novela, nada percebeu. Só se deu conta de que algo de errado estava acontecendo quando foi à janela para tomar uma fresca e viu todos os moradores do “Jambalaia” ensimesmados a olhar para o condomínio.

Sentiu-se a última das mulheres. Ninguém notou sua falta. De que adiantaram as plásticas e os botox, alipo, as horas de academia. Jamais perdoará a humanidade e o síndico, "aquele bonitão" que nem se lembraram de avisá-la.

Enquanto isso, no outro lado da cidade, Raquel que andava assim assim com o maridão estava surpresa, com a pegada do rapaz.

— O que foi isso, hein, mô. Que vontade! Benza Deus. Até a cama saiu do lugar. Por uns instantes, pensei que o mundo todo estava tremendo…

E Lucrécio, o marido com ares de modéstia – e sem saber do ocorrido – fechava questão.

— Você ainda não viu nada garota. Os bons tempos estão de volta…

Pelos lados do Morumbi, uma alta patente do Tricolor, ao sentir o abalo, fez logo a ligação com o quê ocorreu domingo no Parque Antártica.

— Isso é armação daquele outro time. Para mexer com os nossos brios.Vou fazer uma representação para o Tribunal de Justiça Desportiva e vamos anular a partida de domingo. Claro que o terremoto teve influência no resultado de domingo.

Nada se compara, porém, a reação de Dinoel. Terça, 2105. Ele avistou a morena Dagmar no exato instante que a terra tremeu. Que traulitada! Toda soltinha numa mini-saia, estonteante, veio caminhando em sua direção. O homem balançou, mas foi científico no veredicto que deu para o momento:

— Que deusa é essa? Essa mulher me tira o chão…