Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Sessentinha

Posted on

O Diário do Grande ABC completa 60 anos.

Começou com a proposta de ser um jornal de bairro, na cidade de Santo André e seus sócios fundadores foram Edson Danillo Dotto, Maury de Campos Dotto, Angelo Puga e Fausto Polesi, nos idos do ano santo 1958.

O jornal, a cidade e a região do ABC se desenvolveram – e o Diário se tornou, sem qualquer dúvida, o grande veículo de Imprensa da região.

Hoje vive um outro momento – e enfrenta lá os desafios dos veículos impressos nesta segunda década do século 21.

Foi nas oficinas do Diário do Grande ABC onde enfrentei, com coragem e algum encantamento, os primeiros ‘fechamento’ de uma edição de jornal.

Nossa combativa Gazetinha usava as instalações e máquinas do Diário para, às quintas-feiras, a conclusão das nossas (hoje, épicas) edições semanais.

Circulávamos na sexta.

Tenho muita saudade desse tempo.

Era apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes…

(…)

Tempos depois, como professor de Jornalismo, passei a supervisionar uma importante parceria com Diário do Grande ABC  que existe desde 1999.

Trata-se de um Projeto Piloto que regulamentou o estágio em jornalismo para todo o Brasil. É uma experiência tripartite que envolve o Diário do Grande ABC, o curso da Universidade Metodista de São Paulo e o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.

No ano 2000, levamos esta experiência pioneira para o Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Salvador, Bahia, sendo aprovada e adotada para todo o território nacional, respeitando-se a especificidade de cada região.

(…)

Consta do projeto que cinco alunos, aprovados em testes e entrevistas feitos pelos professores da Metodista, sem qualquer dependência em sua trajetória acadêmica, sejam encaminhados ao Diário para um período de estágio que pode variar de seis meses a um ano.

Os estudantes recebem bolsa integral e tem assim uma experiência real e complementar a tudo aquilo que aprendem na Universidade.

Via de regra, esses estudantes fazem carreira no próprio Diário do Grande ABC ou, partir desta experiência, alçam voos para outras empresas jornalísticas.

Aproximadamente 130 estudantes já vivenciaram este Projeto Piloto, com supervisão das empresas e sindicato envolvidos

Importante salientar que, antes desta iniciativa, o estágio em jornalismo era proibido por lei.

Foi um avanço importante para o ensino de jornalismo – e mesmo para o próprio jornalismo.

(…)

Tenho grandes amigos no Diário do Grande ABC. Muitos deles, óbvio, passaram pelas salas de aula do curso de jornalismo da Universidade Metodista, onde atuo há 20 anos. Outros trabalharam comigo – o melhor seria dizer, começaram – nas redações pelas quais andei.

Sei da seriedade e do talento dessa rapaziada. Torço e tenho grande apreço por eles e pelo jornal que fazem.

O Diário é um dos precursores – e principais títulos – dos jornais regionais do país. Foi ele próprio, por bom tempo, uma escola para outros veículos da chamada imprensa setorial. Comemorar 60 anos de um jornal impresso, apesar de todos os pesares, em tempos como os de hoje – da informação em tempo real, do jornalismo multimídia e do predomínio das redes sociais –  é mesmo um grande feito.

Que venham outros 60 e muitos anos mais!

(…)

Alô, Ângelo, Chiquinho, Vini! Quando vamos almoçar e papear de novo?

*(foto: rovena rosa/agência brasil)

 

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *