Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

O fio exposto da modernidade

"Hoje é o amanhã que tanto nos preocupava ontem" (Provérbio popular)

01. Vamos conversar. Tomo o exemplo dos moradores da Santa Áurea, esquina com Macaxãs, mas vale para toda a cidade arrasada, nas últimas semanas, por temporais, queda de árvores, inundações, tempestade de raios…

02. Andam esses ipiranguistas preocupados com o fio que arrebentou da rede elétrica há dias — e embora tenham avisado os setores responsáveis até a manhã de ontem, ainda permanecia solto pela calçada a causar apreensão dos próprios moradores e transeuntes. Ainda bem que é apenas um cabo de telefone, e não oferece maiores riscos — adiantou um dos reclamantes. Mesmo assim, o pessoal da Telefonica deveria vir fazer o reparo o quanto antes para que a população não corra qualquer tipo de perigo. Já imaginou se fosse um fio de alta tensão, tanto tempo assim exposto, o estrago que não causaria…

03. O morador revelou-se indignado e com razão. Aonde foi parar a responsabilidade desse pessoal. E agora não dá sequer para reclamar só do Governo, pois são empresas multinacionais que cuidam de setores vitais para nossa qualidade de vida, como eletricidade e telefonia. Curioso é que, em seus anúncios publicitários, as multis se dizem modernas, preocupadas com a cidade, com o bem estar de todos. E para propalar essa imagem de eficiência gastam uma verba bilionária — e de repente basta um fio solto numa esquina de São Paulo para que caia por terra não só os fios, mas toda essa conceituação…

04. Um dos grandes argumentos do Governo à época das privatizações era de que o País precisava modernizar-se com urgência. E que a tendência da tal globalização nos empurrava para o futuro e, conseqüentemente, para empresas de âmbito e competência internacionais. Mais uma das tantas e quantas discurseiras do neoliberismo reinante desde 1994.

05. Especialmente neste início de ano, nossa São Paulo vem sendo assolada por intempéries de todos os tipos, especialmente as chuvas pesadas que causam inundações e prejuízos. A esses imprevistos, acrescente-se o abandono a que foi relegada a cidade nos últimos anos e se tem uma São Paulo à beira do caos.

06. A prefeita Marta Suplicy vem tendo uma postura transparente de denúncia e coragem. Ela própria disse que o município está na UTI e incentivou uma maior participação dos paulistanos na épica campanha de reconstrução do município. Concordamos com a prefeita. É preciso que cada um faça a sua parte — inclusive nós, não jogando entulho nas ruas, no leito dos rios, murando os terrenos etc etc. Mas, é igualmente fundamental que as autoridades e quem mais se propôs administrar serviços para a comunidade não esqueçam que o exemplo vale mais do que palavras de amor espalhadas em outdoors pela cidade…