Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

O jornalista e a Copa

O amigo Paulo Rogério desabafa em tom de provocação:

– Mas essa cobertura da Copa está um lixo.

– Só blábláblá.

– Cadê os bons jornalistas esportivos?

Paulão é bom amigo.

Um provocador.

Sabe das minhas ligações com o jornalismo – e principalmente com o jornalismo esportivo.

Ele me cobra uma resposta.

Uma resposta que não tenho de pronto.

Mas, a iniciativa me induz a refletir sobre o que está acontecendo.

II.

Parto do que vejo de positivo.

Ainda na segunda-feira assisti ao Roda-Viva, da TV Cultura, que teve no centro da roda o jornalista Juca Kfouri. Foi um belíssimo programa, esclarecedor, com muitas informações sobre os bastidores do futebol brasileiro – e, principalmente, sobre os descaminhos que se perpetuam com o atual modelo de gestão da CBF, das federações, dos clubes.

Ponto para o bom jornalismo.

III.

Ah!

Gostei muito da série de reportagens sobre as copas, feitas pelo repórter Leandro Quesada, e levadas ao ar em horários variados pela Rádio Bandeirantes. Bom trabalho de pesquisa e contextualização.

Ouvi boa parte delas; outro ponto a favor.

IV.

Ainda nessa linha…

Considero bem consubstanciadas as coberturas feitas pelos jornais impressos paulistanos. Cito os três que acompanho O Estado, a Folha e o Lance. Cada um dentro de suas características, todos cumprem um belo papel.

(O Estadão, mais informativo, com destaque para o correspondente Jamil Saade; a Folha, atenta aos aspectos da política no esporte e o Lance com uma postura corajosa, própria a diário esportivo que prioriza a notícia.)

Os mais saudosistas – e eu me incluo, entre eles – dirão que falta um time de primeira linha como a equipe do Jornal da Tarde dos anos 70/80 – Avallone, Alberto Helena, Stacamachia, Mário Marinho, Sérgio Backlanos, Vital Bataglia, Flávio Adauto, José Eduardo Savóia, Odir Cunha, entre outros craques do “fazer jornalismo”.

Mas, entendo, os tempos são outros, e hoje, com as redações enxutas, são cada vez mais raros os espaços para a grande reportagem, infelizmente.

*Amanhã, retomo o assunto…