Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

O mais popular cantor brasileiro

Roberto Carlos é o mais popular cantor brasileiro de todos os tempos.

Ao contrário do que vocês possam imaginar, quem me deu essa convicção não foi o estardalhaço midiático que vem acontecendo pelos shows e comemorações do cinquetenário de carreira do Rei.

Também não foi a bombástica – e eu diria merecida – campanha promocional que a Globo e patrocinadores vêm fazendo por ocasião da respeitável efeméride.

Registro também que nunca tive essa certeza tão nítida ao longo dos mais de vinte anos que militei como repórter na área de Cultura, especificamente na área de música popular brasileira, quando tive a oportunidade de “cobrir” alguns shows de RC e participar de uma concorrida entrevista coletiva nos idos de 80.

Diga-se que entrei mudo e sai calado, mas prestei uma atenção danada, dado ao fanatismo dos prezados colegas em lhe fazer perguntas relevantes, tipo:

— Roberto, por que você só se veste de azul?

Não os culpo.

Roberto foi ídolo dos suburbanos da minha geração com seus roquezinhos ingenuamente transgressores.

Sim, porque éramos nós, a plebe, e os universitários engajados que odiavam e, acrescente-se, nada entendiam das canções do Rei. Até que Bethânia dissesse a célebre frase ao mano Caetano:

— Você precisa ouvir aquela canção do Roberto.

E veio o Tropicalismo – e tudo mudou, apesar das patrulhas ideológicas de plantão.

Mesmo à essa época, admirador confesso da Jovem Guarda, não tive a percepção da grandeza do cantor e compositor nascido em Cachoeiro de Itapemerim. Confesso que Erasmo sempre me pareceu mais autêntico.

Hoje, porém, com todo respeito a Chico Alves, Orlando Silva, Nélson Gonçalves, Cauby Peixoto e a toda a tradição de grandes cantores brasileiros, repito a frase que abre o texto de hoje:

Roberto Carlos é o mais popular cantor brasileiro de todos os tempos.

Só faço uma ressalva.

A frase não é minha.

Endosso e dou fé. Mas, a constatação é do historiador Paulo César Araújo, autor do livro “Roberto Carlos em Detalhes”, um trabalho meticuloso, sério, que levou 15 anos para ser realizado na íntegra. Um trabalho de quem o admira e o consagra como o melhor entre os melhores.

Pois foi este trabalho que Roberto Carlos mandou censurar e proibir, prestando um desserviço incalculável à cultura nacional.

Uma vaidade tola, e inócua.

Soube hoje que o livro está disponível e pirateado na web em vários formatos , inclusive em audiolivro.

No embalo de todas essas reverências que tem recebido, o Rei poderia voltar atrás. Rever o veto junto à Justiça, onde ainda tramita recurso do autor.

Seria um gesto de sabedoria, e verdadeira majestade.

FOTO no Blog: Jô Rabelo