Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

O nome da bola

Jabulââââânnnniiii…

Lembram o Cid Moreira e o tonitroante bordão da Copa de 2010?

Pois bem.

Sei de fonte segura e idônea que o mais fantástico dos locutores da TV brasileira já se prepara, em treinos vocais diários, para consagrar o novo som da Copa de 2014, no Brasil.

Só que assim como a Adidas, a fornecedora oficial do evento, ele está em dúvida quanto ao nome da nova bola. Mas, não perde tempo. Por enquanto, o velho e bom Cid vai solfejando os três nomes que disputam a preferência, em concurso público, via site da Adidas.

Dizem que ele começa com CARNAVALESCA por ter mais sílabas e a articulação não ser assim aquela luxúria toda que a palavra propõe:

“Car…na…va…leeesca”, diz eler ainda sem muita convicção.

BRAZUCA, que é a opção seguinte, o craque da voz solta ssim de primeira:

“Brazuca”.

Desconfio que considera a palavra de pouco impacto sonoro, emocional. Ademais, dizem alguns estudiosos, o correto seria “brasuca”, com s, pois advém de Brasil.

Pinimba linguística à parte, sobrou a terceira opção: BOSSANOVA.

Parece a mais interessante, até em termos de reconhecimento internacional.

Mas, há que se reconhecer, não causará nenhum furor soletrá-la. Seja na voz de Cid ou na de João Gilberto ou de quem quer que seja…

Jabulani, assim, continuará imbatível no quesito estranheza e diversão.

Permitam-me dizer que o nome que me pareceu mais simpático, e que circulou na mídia como uma justa homenagem ao notável Osmar Santos, era GORDUCHINHA, um dos bordões do Pai da Matéria.

Preferência que não se revelou unicamente minha e dos fãs de Osmar. Uma simpática moçoila gostou tanto, mas tanto, tanto, do nome que não teve dúvida.
Patenteou a marca em dezembro de 2011, justamente quando a campanha ganhou maior evidência nas ruas.

A mesma coisa aconteceu com GINGA e SAMBA, alternativas dadas como das melhores pelos executivos do marketing da Adidas que, para não estragar a brincadeira e promover qualquer leilão, decidiram não abrir negociação.

E assim os espertinhos que façam bom proveito das suas ambiciosas patentes…