Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

O recado do leitor, o Metrô e o trânsito…

"Viver é adaptar-se" (Euclides da Cunha)

01. Posso confessar? Não tô agüentando ler mais uma linha sobre essa tal guerra, essa história de míssil pra lá, pó pra cá… e a discurseira de que como seria bom se o mundo todo fosse feito de pessoas generosas e fraternas… Como se algum dia, mesmo na mais remota das civilizações, o Planeta foi assim… Não foi, nem será. É isso.

02. Entendi o recado irado do leitor. Aliás, se algo aprendi em todo esse tempo de estrada e de Ipiranga, especialmente com alguns saudosos amigos, foi o de respeitar a opinião de quem me lê. Em 99,8 por cento das vezes, o leitor está com a razão. Por isso, ao menos por hoje, neste espaço Bushs e Talibãs não terão vez.

03. De resto, busquei algumas informações locais para rechear de letrinhas esse espaço. A primeira dá conta da visita que a bancada do PSDB de vereadores paulistanos fez ao presidente Fernando Henrique Cardoso na segunda, dia 15. Entre os ilustres convivas, o vereador Dalton Silvano, com reduto eleitoral na Vila Monumento, apresentou ofício ao presidente para a implantação da Linha-2 do Metrô, que interligaria Vila Madalena à Vila Prudente, passando pela região do Ipiranga.

04. Achei válidos os esforços do vereador Silvano, que pede a intervenção e o empenho de FHC junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para liberação de recursos para a implementação (ô palavrinha chique, sô) do mais moderno serviço de transporte coletivo urbano na região. Só faço um reparo: desde que essa história começou, nos quequérecos dos anos 70, os governos paulistanos, inclusive os dois últimos que pertenceram ao tucanato, não priorizaram a Linha-2, que ainda desta vez ficará em segundo plano. Os trilhos do Metrô devem se encaminhar proximamente para a região de Santo Amaro — e, depois… Bem, depois como naquela velha canção: quiçás, quiçás, quiçás…

05. Metrô e Fura-Fila à parte (a trolha inventada por Maluf, Pitta e amiguinhos que sobrou para dona Marta consertar), o trânsito continua a ser uma das maiores preocupações do ipiranguista. Tanto que na segunda-feira, dia 22, o Rotary Club de São Paulo-Ipiranga realiza palestra sobre "Segurança no Trânsito", proferida pelo delegado e escritor Jorge Lordello. Será às 20 horas na avenida do Estado, 8.777. E, na sexta-feira, dia 26, é a vez da promissora Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Ipiranga trazer o engenheiro Nilton Karasawa para falar sobre Sistema Viário, Transporte Coletivo, Fura-Fila etc. O encontro será às 12 horas na Distrital do Ipiranga da Associação Comercial de São Paulo — rua Benjamim Jafet, 45. Duas belas iniciativas, que contam com a participação da comunidade.

07. Ok! Terminei a coluna e não falei da guerra. Agora há uma pilha de correspondência para abrir sobre minha mesa. Essa também virou uma tarefa delicada em tempos atuais. Mas, deixa pra lá, senão sou obrigado a falar sobre a guerra e o leitor não vai gostar.