Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Pioneiros do rock – 3

VII.

O que tem a ver Elis com o rock?

Calma meu senhor, calminha senhora minha, não abandonem este humilde narrador logo agora que nos encaminhamos para o post final da série “Pioneiros do Rock”:

Explico:

A TV Record resolveu apostar em musicais para sua grade de programação.

Amparou-se, para tanto, na engenhosidade dos membros da chamada Equipe A (Tuta, Nílton Travesso, Manoel Carlos e Raul Duarte) e começou tomando para si as rédeas da organização dos festivais (de 66 a 69). Outro passo foi a contratação de Elis Regina para comandar um programa de TV, com os bambas da emergente MPB.

Outra bola dentro. Sucesso imediato.

VIII.

Na sequência, o Sr. Imponderável de Almeida (salve Nélson Rodrigues) agiu forte. Uma inesperada pinimba com os clubes e a Federação Paulista de Futebol deixou vago o horário das transmissões dos jogos do campeonato paulista nas tarde de domingo.

O que fazer?

IX.

Outro lance de genialidade.

A Equipe A passou a cogitar um programa para os jovens e adolescentes que, das quatro a seis das tardes de domingo, tinham como programa obrigatório as matinés dos cinemas da cidade.

A encabeçar a parada de sucesso da época, um roquezinho maneiro que relacionava, um a um, quem era os tais cantores da juventude de então. Seu intérprete era um grandalhão de voz tímida, Erasmo Carlos, e a canção “Festa de Arromba” seria inclusive o nome do programa.

X.

Vejam o que é o destino.

Chamaram Erasmo para conversar e fazer uns testes de fotogenia. Queriam ver como ele se saía diante das câmeras.

Erasmo deu conta do recado.

Mas, ao final da conversa, fez uma proposta aos seus interlocutores:

— Posso trazer um amigo, também cantor, para comandar o programa comigo?

XI.

O amigo em questão chamava-se Roberto “Calhambeque” Carlos. Até que cantava afinadinho. Tinha um olhar triste e uma empatia imediata como público feminino.

O programa mudou de nome.

Passou a se chamar Jovem Guarda – e, a história que veio a seguir, todos nós sabemos…