Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

SAB comemora 50 anos

"Onde há fé, há amor. Onde há amor, há paz. Onde há Deus, nada falta" (Marden)

01. O amigo Teotônio esteve na Redação de Gazeta do Ipiranga na semana passada para nos convidar para a festa da sua Sociedade dos Amigos de Vila das Mercês, que neste domingo (26) completou 50 anos de atividades. Registre-se que profícuas atividades que resultaram no desenvolvimento de toda aquela região entre os subdistritos da Saúde e Ipiranga. Na ocasião, Teotônio da Silva Paranhos foi reconduzido à presidência da entidade para o biênio 2003/2004. A solenidade contou com a participação de amigos, diretores e associados.

02. Chama a atenção o entusiasmo de Teotônio. É a décima vez que o amigo assume o cargo, mas no desenrolar da solenidade percebeu-se que o presidente falava e traçava planos como se fosse a primeira vez que tomaria posse. Ainda não acabou o sonho de criar um espaço para jovens. Trata-se de um sonho antigo que chegou a ser iniciado em 2000, com a construção da "escolinha" de futebol, e infelizmente não teve prosseguimento. Era um lindo trabalho. Mas, tivemos de entregar o terreno que era particular. No local, foi construído um supermercado. O sonho, porém, continua. Estamos esperando que a Prefeitura ou o Estado arrume uma área para que se construa a praça desportiva. Só aí vou me sentir realizado e poder dizer: missão cumprida.

03. Ele lembrou também que nos últimos anos deu grande impulso à integração dos grupos da Terceira Idade, um trabalho respeitado por todos.

04. Boas palavras, Teotônio. Inevitável lembrar meus primeiros tempos aqui em GI, como repórter. Semana sim, outra também, era convocado pelos então diretores da SAB, Simão Malak, vereador Almir Guimarães, Teotônio e outros. E lá íamos (eu, o fotógrafo Cláudio Michelli e seo Elizeu, motorista da indomável Rural, apelidada de Lixão) amassar barro, subir e descer barrancos a registrar queixas e solicitações dos moradores da Vila: iluminação pública, calçamento, asfalto, desassoreamento de córregos, ruas de lazer etc etc. Em tempos de chuvas, como esta semana, os deslizamentos eram constantes. Certa vez, metade de uma rua de casas recém-construídas transformou-se numa enorme vala depois de um temporal. Felizmente não houve vítimas, apenas prejuízos materiais.

05. Claro que há muito para fazer — e abnegados como Tetoônio e sua turma estão aí, na luta. Mas, basta olhar a Vila dos anos 70 e a dos dias atuais para se constatar que o trabalho desse pessoal não foi em vão. Muito antes da palavra "comunidade" virar moda, os moradores da Vila das Mercês já eram professores do assunto.