Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Tarcísio e Fernanda

Por Santo Dias!

O que foi aquela sequência de cenas que reuniu Fernanda Montenegro e Tarcísio Meira no capítulo de ontem da novela Saramandaia?

Emocionante ver dois de nossos maiores atores revisitarem, com delicadeza e emoção, a história de um grande amor que as personagens Candinha e Tibério Vilar deixaram de viver plenamente, por força das diferenças familiares.

Um Romeu e Julieta, da tal ‘melhor idade’.

Uma cena de rara beleza, digna de figurar em qualquer antologia da teledramaturgia brasileira que, diga-se, neste ano completa 50 anos de telenovela.

II.

Não há como comparar as duas versões desta engenhosa novela.
Saramandaia, em 1976, era um grito de rebeldia aos tempos ditatoriais – e de censura – que o País atravessava.

Hoje a trama perde o impacto da luta por uma causa de tamanha dimensão.

No entanto, o tom libertário e de contestação permanece intacto no bom texto de Ricardo Linhares,

É possível vislumbrar-se bandeiras igualmente relevantes e em plena sintonia com o anseio da sociedade. O combate a corrupção, a inclusão dos diferentes, a legitimação do inconformismo e da mudança.

Por vezes, as tramas se revelam caricatas demais.

Mas, o elenco se sai muito bem nas sinuosidades da trama; coeso, e senhor de si em todas as cenas.

(Não deve ser fácil contracenar com galinhas imaginárias ou transformar-se em lobisomem, ‘deitar’ formiga pelas ventas, por o coração pela boca etc)

Poderia destacar o casal Dona Redonda e Seo Encolheu (Vera Holtz e Matheus Nachtergaele), mas talvez Santo Dias me considerasse injusto com os demais atores.

III.

Já lhes falei do senão que faço à trilha sonora – ver post ‘Pavão Mysteryozo. Outra questão são as constantes mudanças do horário – há dias que a novela tem um bloco só e entra lá pela meia-noite. O que deve prejudicar a audiência e a repercussão.