Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Um santo acaso

Posted on

Um santo acaso me fez professor.

Não sei se já lhes contei essa história aqui. Se contei, me permitam essas breves linhas que pretendem reverenciar, mesmo com atraso, o Dia do Professor.

(…)

Contra a minha vontade – mas, para meu orgulho -, meu filho cismou de ser jornalista. Fez vestibular e entrou na Universidade Metodista de São Paulo em 1998.

A presença dele na sala de aula atiçou a lembrança de dois conhecidos meus, os jornalistas e professores Katy Nassar e Sérgio Rizzo.

Numa conversa entre ambos, Rizzo sugeriu à Katy que me contratasse para ‘copidescar’ os textos que os alunos escreviam para o jornal laboratorial do curso de Jornalismo, o Rudge Ramos Jornal.

O professor da função havia se demitido e Rizzo, de olho em outros projetos de carreira, abriu mão daquelas horas/aulas e indicou o meu nome à professora; então responsável pelo RRJ.

(…)

Quando o telefone tocou na velha redação de piso assoalhado e grandes janelões para a rua Bom Pastor, jamais poderia imaginar que minha trajetória profissional seria inteiramente outra a partir dali.

Aceitei conversar com a Katy de olho na bolsa que o filhão receberia pelo fato de eu estar por ali.

Não imaginei que estaria me reinventando como jornalista e como pessoa.

 

(…)

Ano que vem completo 20 anos de vida acadêmica.

E, permitam-me confessar, posso dizer que mais aprendi do que ensinei ao longo dessa jornada. A convivência com às novas gerações é de um constante revitalizar-se.

Um desafio que se renova a cada manhã…

(…)

Alguém me disse, certa vez, que a vida era tal e qual uma corrida de revezamento. De alguma forma, nossa estada por aqui, no Planeta Terra, servia de etapa para que, mais à frente, de acordo com o trajeto percorrido, entregássemos o bastão aos mais novos. Assim, estes poderiam dar sequência aos sonhos e projetos que tocaram nosso caminho e, mesmo que humildemente, nossa obra.

Ser professor é muito isso…  Uma missão.

(…)

Parabéns a todos os professores.

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujo os olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. ” – Rubem Fonseca. 1933/2014

 

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *