Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Uma nova tribo de chatos

Tenho amigos fumantes.

Tenho conhecidos fumantes.

Em maior ou menor escala, ao longo da minha inexpressiva existência, convivi e convivo com pessoas que fumam. Uns mais; outros, menos.

Freqüentei espaços públicos e privados, onde se podia ou não podia fumar.

Vi que em países como França e Espanha há sempre alguém com um cigarrinho aceso pelos arredores. Desconfio até que é um dos componentes essenciais à pose e à sedução da mulher francesa. Garotão ainda, vi uma foto de alguma atriz de cinema envolta em espirais de fumaça. Eram lindas. Esqueci o nome da atriz, mas não esqueci a foto.

Para compor um tipo – e ver se caía alguma atriz de cinema em minha vida –, eu mesmo cheguei a dar minhas tragadas em tempos idos, mas não tomei gosto pela coisa.

Abandonei, e não lamento.

Ou seja…

Nunca me apoquentei com amigos, conhecidos e espaços públicos e privados, com ou sem ala de fumantes.

Por isso, não criei juízo de valor sobre a recente lei que proíbe o fumo em recintos públicos e fechados. E nem pretendo criar. Não a defendo, nem vou ataca-la.

Daí que dispenso o assédio de convencimento dos fumantes indignados que defendem que a nova lei é inconstitucional. Ao lado de outras tribos igualmente insuportáveis (ecochatos, vegetarianos, ex-obesos, ex-fumantes, torcedores fanáticos e afins), esse pessoal é monotemático, e está desesperado.

— É uma lei nazifascista…

— Não há estudos científicos que comprovam qualquer mal ao fumante passivo…

— A Ordem dos Advogados vai entrar com recurso…

— Etcetcetc…

Não sei de onde “os fumantes indignados” tantos argumentos.

Meus caros, em nome da nossa amizade, e se querem preservá-la, continuem fumando. Fiquem à vontade. Mas, por favor, evitem discursos e falação. Para a saúde de todos – fumantes ou não – é suficiente o blábláblá que temos de aturar dos senadores da República.

NR:. Desconfio que a atriz da foto seja a Marilyn Monroe. Mas, pode ser Brigite Bardot ou Catherine Deneuve. Ou seria Ursula Andrews, Raquel Welch, Ann Margaret. Se alguém lembrar, por favor… Coleciono fotos e amores inesquecíveis.