Ministra Marina Silva durante seu discurso. Foto: Vatican Media
…
“É incoerente dizermos que amamos o Criador e destruirmos a criação.”
(Marina Silva)
…
Meus caros e preclaros,
DEMOCRACIA SEMPRE.
…
Não sou (e nunca fui) um ativista_beleza, daqueles que abraçam árvore e se postam diuturnamente em louvável defesa do Meio Ambiente, da fauna e da flora.
Sou mais na minha.
Mas, como diriam os escoteiros de antanho, estou “sempre alerta” para a defesa do Verde.
Alguém há de lembrar que tal simpatia (pelo Verde) se dá mais por inclinação clubística (sou palmeirense e amanhã estarei no Allianz Parque) do que em nome de qualquer outra causa.
Faz sentido, mas non troppo.
…
Vale lembrar em causa própria que, em tempos outros, quando era um esforçado repórter a correr atrás da notícia, participei de várias pautas de diversificado cunho ambientalista.
Recordo-me bem de uma delas que me fez caminhar, por dias seguidos, pelos altos e baixos da Trilha do Ouro da Serra da Bocaina para fazer uma reportagem de duas páginas.
Foi uma aventura, de cunho ecoturístico, diria.
…
Dei, portanto, minha humilde contribuição para o tema.
Faço a ressalva para dizer que entendo, sim, e respeito, a nobreza e a necessidade da defesa da Natureza e das ações sustentáveis como essenciais para o hoje e o amanhã do Planeta.
…
Isto posto, e talvez para compensar a propalada limitação da minha parte, sou instado a lhes confessar (e aqui fazer o registro) que fiquei sensibilizado positivamente (emocionado mesmo) com a participação da ministra Marina Silva na abertura da conferência “Espalhando Esperança” no Vaticano que celebrou os 10 anos da encíclica “Lautado Si”, publicada pelo inesquecível Papa Francisco.
Diante do Papa Leão XIV e uma seleta plateia, a fala de Marina foi preciosa e fez um poderoso alerta a tudo o que hoje assistimos e viemos:
“É incoerente dizermos que amamos o Criador e destruirmos a criação.”
…
Vale uma belíssima e sincera reflexão.
Dou-lhes detalhes do encontro para quem, como eu, andou fora de órbita nos últimos dias: realizou-se no dia 1° de outubro (mas só na noite de domingo pude assistir à integra do vídeo da participação de Marina, divulgado pela Mídia Ninja e disponível no YouTube).
Soube depois, em consulta que fiz ao Vatican Medias, que Marina foi recebida em audiência particular por Leão XIV antes do evento e, na ocasião, reforçou o convite do presidente Lula para que Sua Santidade participe da COP30, em Belém (PA), em novembro.
…
No encontro, Marina ressaltou que a COP30 deve implementar as decisões firmadas no Consenso dos Emirados Árabes Unidos (COP28): triplicar energias renováveis, duplicar a eficiência energética, zerar o desmatamento e avançar na transição justa e equitativa para o fim dos combustíveis fósseis.
Tomara!
…
A seguir, confira o pronunciamento da ministra Marina Silva.
…
O que você acha?