Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

“Que seja eleito o Papa que a Igreja e a humanidade precisam”

Posted on

Foto: Hoje pela manhã, Cardeal Re, o Decano, fala ao Colégio Cardinalístico na abertura do conclave/ Vatican Media

“Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar sua luz e sua força, a fim de que seja eleito o Papa de que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história.”

“Entre as tarefas de cada Sucessor de Pedro está a de promover a comunhão: comunhão de todos os cristãos com Cristo, dos bispos com o Papa, e entre os próprios bispos. Não uma comunhão autorreferencial, mas totalmente orientada para a união entre as pessoas, os povos e as culturas — sempre com o objetivo de que a Igreja seja ‘casa e escola de comunhão’. Além disso, há um forte apelo à manutenção da unidade da Igreja, conforme o caminho indicado por Cristo aos Apóstolos. A unidade da Igreja, desejada por Cristo, não significa uniformidade, mas uma comunhão sólida e profunda na diversidade, desde que se mantenha a plena fidelidade ao Evangelho.”

“A eleição do novo Papa não é uma simples sucessão de pessoas, mas é sempre o Apóstolo Pedro que retorna, a rocha sobre a qual a Igreja é edificada” (cf. Mt 16,18).

“Os cardeais eleitores expressarão seu voto na Capela Sistina, onde, como diz a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, ‘tudo concorre para avivar a consciência da presença de Deus, diante do qual deverá cada um apresentar-se um dia para ser julgado’.”

Papa São João Paulo II no Tríptico Romano:

“Nas horas da grande decisão através do voto, a imagem imponente de Cristo Juiz, pintada por Michelangelo, lembrará a cada um a grande responsabilidade de colocar as ‘chaves supremas’ nas mãos certas.”

* Trechos da homilia do cardeal Giovanni Battista Re, na Missa Pro Eligendo Romano Pontifice, realizada na manhã desta quarta-feira, 7 de maio, que deu início ao Conclave para a eleição do sucessor do Papa Francisco.

O Decano destacou a importância da oração, do amor cristão e da comunhão eclesial.

Destacou a importância da unidade para a sábia escolha que conduzirá a Igreja em tempos desafiadores.

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics