HOME BLOG CONTATO INDIQUE ESTE SITE
 
Área:
BLOG | ver comentários |
Título: Aos formandos
Autor: Rodolfo C. Martino - publicado em 18/03/2015
 

Pronunciamento feito ontem na abertura da cerimônia de colação de grau da Turma Professor Júlio Veríssimo, curso de jornalismo, da Universidade Metodista de São Paulo

(...)

Boa noite a todos e a todas...

Sinto-me honrado em presidir esta solenidade, representando o professor doutor, Paulo Rogério Tarsitano, o diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo.

Nesses dez anos como coordenador do curso de jornalismo desta instituição, perdi as contas de quantas vezes participei de cerimônias como esta e, posso lhes dizer, é sempre um prazer renovado estar aqui.

São nesses momentos que se renova a esperança de que o novo jornalismo – aqui representado por esses jovens formandos – dê ao Brasil os rumos de uma Nação verdadeiramente contemporânea, justa e solidária.

Certa vez, ouvi do dramaturgo e então secretário municipal de Cultura, Gianfrancesco Guarnieri, que o grande sonho de sua geração era a construção de um Brasil verdadeiramente de todos os brasileiros.

Vivíamos os tempos da redemocratização, início dos anos 80, e o País se encaminhava para a magnífica campanha pelas diretas-já.

Havia um sonho àquela época.

Hoje grassa o desencanto, o rancor e a intolerância.

As massas, outra vez, estão nas ruas.

Só não sei se o que efetivamente desejam é um Brasil de todos os brasileiros.

Tomara que essa rapaziada reconduza o País para o bom caminho.

Enfim, são impressões do velho mestre e, sobretudo, do esforçado repórter que um dia eu fui – e, creio, sempre serei.

Fica aí meu recado.

Importante, mas importante mesmo é o seguinte:

1 - Que vocês se façam feliz – com retidão e ética – na profissão que escolheram.

2 - Que vocês cumpram o compromisso social de todo e qualquer jornalista: trabalhem pela construção da justiça social e de um País, repito, solidária. E soberano.

(Neste aspecto, muitos dos princípios que vocês terão que defender serão contrários aos que pensam e defendem os barões da mídia brasileira).

No mais é ficar atento ao que diz o jagunço Riobaldo, e ficar atento, pois cada um puxa o mundo para si, para o seu concertar consertado.

Parabéns a todos!

 
 
COMENTÁRIOS | cadastrar comentário |
 
 
© 2003 .. 2024 - Rodolfo Martino - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Sicca Soluções.
Auto-biografia
 
 
 
BUSCA PELO SITE