Foto: Divulgação
…
“Considerados, com absoluta justiça, como responsáveis pela obra mais admirável do pós-tropicalismo, o mineiro de Ponte Nova, formado em engenharia, João Bosco de Freitas Mucci, e o carioca do Estácio, psiquiatra diplomado, Aldir Blanc Mendes formaram, ao longo dos obscuros anos 70, uma dupla de autores tão harmoniosa quanto merecidamente bem-sucedida.”
…
Primeiros dias de janeiro de 1980.
A Edição Extra do tabloide mensal (de curtíssima existência) Expressão Musical circulou com a pretensão de fazer um balanço geral da barulhenta e musicalmente fértil década de 70.
O Degas aqui era um dos inúmeros (e parcamente remunerados) colaboradores do jornal – e, após participar de duas ou três reuniões que se alongaram madrugada adentro, num conjunto de salas de um prédio na Avenida Paulista, acabou incumbido pela chefia em dar conta da honrosa tarefa: retratar a obra dos notáveis João Bosco e Aldir Blanc.
Participei inclusive da votação para que escolhêssemos, todos, quem seria o artista que ocuparia, em foto ampliada, a capa da publicação.
Dos vinte e tantos nomes selecionados a priori, restaram cinco para checagem na reunião de pauta, lá pelas 3 da madruga.
Se bem me lembro, eram Ivan Lins, Belchior, João Bosco, Djavan e Zé Ramalho.
Fiz lobby para que os meus personagens (Bosco e Aldir) fossem os tais.
…
Justifica-se.
Tínhamos nós, os repórteres, um desmesurado fascínio para ver nossas reportagens estampando a primeira página, seja qual fosse o jornal ou a revista. Um insuspeita vaidade que alegávamos ser em nome do ‘bom jornalismo’.
Convenci alguns gentis colegas, mas a vitória (discutível) coube a Zé Ramalho que, a bem da verdade, era a novidade (surgiu em 1978) e a sensação do momento, com “Avonhai”, “Admirável Gado Novo” e outros sucessos.
…
Enfim…
Ficou-me a memória – e valho-me dela hoje como bom motivo para que eu possa lhes oferecer a emblemática “O Rancho da Goiabada” como trilha sonora deste sábado.
Penso que tem tudo a ver com o momento que vivemos, e deveríamos glorificar.
Aproveito também para deixar o link da reportagem aos interessados.
Bom fim de semana, amigos.
…
…
O que você acha?