Foto: Milton Nascimento/Divulgação
…
O jornal O Globo solicitou a plêiade de eméritos jornalistas, produtores musicais e outros especialistas na área cultural que cada qual listasse as 20 melhores canções da música popular brasileira de todos os tempos.
A razão, creio, foi uma reportagem para ilustrar a edição centenária do jornal. Edição que circulou semanas atrás. Jornais e jornalistas não podem ver uma efeméride com data redonda que logo se assanham e partem para a elaboração das tais pautas especiais e comemorativas.
Enfim…
Por algum profundo desconhecimento da família Marinho e seus colaboradores sobre a minha notória jornada (só que não…) como repórter e pesquisador na área musical brazuca, vou lhes dizer que ninguém me consultou.
Sniff. Sniff.
Mal sabem eles que, em meados dos 90 (ou foi na primeira década deste século?), formatei um épico (só que não…) curso sobre as origens e as maravilhas da MPB e, imaginem a cena, munido de um mequetrefe aparelho de som, enorme pilha de CDs e inominável lassidão, o Degas aqui se batia nas manhãs de sábado para a sede do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, no Centrão paulistano, para ministrar tão melodiosas aulas.
O sucesso do curso, digamos, foi supimpa (só que não…).
O (quase) evento, acreditem!, aconteceu em duas versões. Se bem me lembro, ambas foram realizadas nessa época do ano. Ao todo, tivemos a participação de duas ou três dezenas de incautos alunos. Muitos sonhavam desfrutar, num futuro próximo, da pomposa carreira de crítico musical (só que não…). Outros eram diletantes, curiosos apenas – e outros mais apareceram por lá apenas para entregar a correspondência do dia, ouviram a música e foram ficando…
Enfim…
Não sei se atendi aos anseios das duas turmas que consegui juntar.
De minha parte, passado os esconjuros de acordar as 6 da matina de sábado, até que me diverti legal no desenrolar das aulas e nos comentários das canções.
Melhor de tudo, levantei um troco relativamente bom que reforçou o orçamento do fim do ano.
…
Quanto às minhas canções favoritas, tentei em vão selecioná-las nesses dias. Mas, ainda não consegui chegar à listagem final. É um entra e sai de músicas que me embaraçam as ideias, as lembranças e o coração. Por enquanto, de certo mesmo, apenas uma canção se faz imprescindível em todas as seleções:
“Travessia”, de Milton Nascimento (parceria com Fernando Brant). Preferencialmente em sua versão original.
Vamos ouvi-la…
…
O que você acha?