Ilustração/epígrafe: reprodução das redes sociais
…
“O governo dos EUA, com sua base de extrema direita e aliado ao movimento ultraconservador no mundo, decidiu que causar uma profunda instabilidade política no Brasil é uma prioridade estratégica.
Não implementou tarifas. Mas sanções.”
Clique para ler a íntegra de O Brasil está sob ataque, coluna de Jamil Chade, no Uol.
…
“Faltam 13 dias para o tarifaço fazer efeito. De um lado, o governo brasileiro, com o vice-presidente Geraldo Alckmin à frente, tenta negociar com os EUA. Do o outro, o bolsonarismo exige mais sanções, pedindo para as tarifas contra os produtos brasileiros aumentarem de 50% para 100% e que seja bloqueado o acesso a GPS de todos os celulares.”
Clique para ler a íngtegra de Pedido de Bolsonaro a Trump tornou vingança ao STF em traição à pátria, na coluna de Leonardo Sakamoto, no Uol.
…
“Trump dá ordens a países, fixa prazos de dias para a obediência à sua vontade, desarticula as estruturas econômicas de dezenas de países com variações desvairadas de tarifas como armas. Multiplica sanções, reduz soberanias e anuncia a apropriação de territórios. Degrada e nega a dignidade de povos, sem causa e sem propósito cabível em relações até então amigáveis.”
Clique para ler a íntegra de O dono do mundo, artigo assinado por Jânio de Freitas, em Poder 360°.
…
MEMÓRIA
Tempos do curso ginasial no Colégio Nossa Senhora da Glória.
Início dos anos 60.
Nas aulas de Gramática e Língua Portuguesa, o professor, Irmão Fidélis, era exigente.
Passava o conteúdo do dia (que chamávamos de ‘ponto) e pesava a mão na lição de casa.
Ao final das aulas, era comum a recomendação:
“Estudem, rapazes, estudem. Quem sabe, na aula de amanhã, tenhamos uma prova daquelas… É sempre bom estar preparado para os desafios do futuro, pois sabe-se lá o que virá”.
E concluía algo ameaçador, escrevendo em letras gigantes na lousa verde:
“Quem avisa…“
…
TRILHA SONORA
Isto posto, meus caros e amáveis leitores, creiam que não os abandonarei ao deconsolo absoluto. Para abrandar os sentimentos neste fim de semana, compartilho a sugestão musical que selecionei do grupo de zap dos colegas, ex-alunos da ECA/USP:
Fefeu
19, julho, 2025Perfeito, Rodolfo! Mais claro que isso só três disso…
Não aguentamos mais polarização e discursos…
Vamos viver e resolver o Brasil…
Chega de viver atrás de escrivaninhas, fazer campanha para 2026, analisando dados de popularidade. Queremos que percorram o Brasil e conheçam a real necessidade do povo brasileiro…