Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

A má e a boa noticias

Posted on
Foto: Agência Brasil

Tenho cá meu desconfiômetro..

Mesmo sabendo que, por natureza, o cronista é um falador e, à mercê do ofício de batucar uma letrinha e depois outra e depois outra e assim sucessivamente até preencher todo o espaço que lhe cabe, preferiria passar à distância do tema, juro.

Mas, olhem o paradoxo: uma triste notícia me conduz à boa notícia do dia.

A má notícia, todos sabem, estão acompanhando como podem:

A situação dos irmãos venezuelanos, a barra que enfrentam e, sobretudo, o atual momento de beligerância com o fechamento das fronteiras com a Colômbia e o Brasil e a ameaça de intervenção e perda de soberania territorial.

A boa notícia:

Aquele que considero o melhor repórter da atualidade, o notável Jamil Chade, estreia hoje no Uol um Blog que trata exatamente do tema, com a notável entrevista do ex-chanceler Celso Amorim.

Ele alerta:

“Amanhã pode ser aqui”

Jornalismo é a busca da verdade. Embora a verdade verdadeira – se me permitem forçar a barra – têm inevitavelmente mil e uma faces e outras tantas interpretações.

Não é assim?

No enrosco do país vizinho (e no qual nosso (des)governo parece querer se enredar), o contexto não é assim tão simples quanto nos fazem acreditar a narrativa, em uníssono, dos meios de comunicação que nos informam – especialmente o rádio e a TV que, a bem da verdade, sâo os que mais barulho fazem na cabeça da nossa gente.

Não tenho visto, nesses noticiários, o justo e plausível ‘contraditório da informação’.

Mostram uma realidade direta e reta. De um lado, os mocinhos, salvadores do mundo, capitaneados pelo  magnânimo gesto humanitário dos Estados Unidos, com apoio de seus mais novos asseclas: os governos colombianos e brasileiros. De outro, as forças do mal. Maduro, militares turrões e o legado do chavismo.

Sim, sim, concordo.

Não deve haver qualquer condescendência com ditadores, tiranos, caudilhos, transtornados, teletubbies e afins. Pleno acordo. Amplo apoio.

Mas, há limites e, sobretudo, que se ficar bem atento.

Quais os interesses em jogo?

Pau que bate em Chico da esquerda, amanhã pode bater em Francisco da direita também.

E aí?

Faço, porém, uma ressalva:

No mundo atual, repleto de tecnologia, digitalismos (existe a palavra?), fakenews e laranjais diversos, há formas e formas de inescrupulosos chegarem ao Poder. Fardados ou não, envergando uma camisa pirateada de time de futebol ou não.

Sei lá…

Pode inclusive, num equívoco retumbante, ser eleito pelo voto popular.

Ou não?

 

Já falei demais. Melhor é ler AQUI a entrevista.

E desejar vida longa ao BLOG do Jamil!

Homenagem

Nesta semana, dia 21, Nina Simone completaria 86 anos. Soube assistindo ao Papo com Zé Trajano, na TVT. Belo programa!

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *