Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

ABC da arte

“… toda arte é uma confissão de que a vida não basta.”

(Fernando Pessoa)

Ressalto a epígrafe; mas, honrosamente, registro e agradeço o recebimento do livro A Crítica de Arte no ABC, organizado pelo professor Manuel Reis. Trata-se de uma coletânea de artigos sobre música, teatro, artes plásticas, cinema, dança e literatura, publicados no jornal Diário do Grande ABC entre 1960 e 1985. Entre os autores, nomes ilustres do jornalismo e das artes: Carlos Hee, Antonio Prada, Fernando Rodrigues, Heitor Capuzzo, José Armando Pereira da Silva, Dinho Marinho, Milton Andrade, Ulysses Cruz e a amiga e professora Sandra Reimão.

Aliás, aproveito para transcrever trecho da coluna que Sandra escreveu sobre o livro “Corpo”, do poeta Carlos Drummond de Andrade, em 27 de janeiro de 1985:

“Fazer um comentário-apresentação do novo livro de Drummond é o mesmo que se querer sintetizar rapidamente a questão dos movimentos do universo, ou definir a condição da natureza humana ou explicar o porquê das guerras e das desigualdades entre os homens. Missão impossível. Especialmente por que Drummond não se comenta. Drummond não se apresenta. Com relação a Drummond a única atitude possível é a de total mergulho. Pelo prazer de mergulhar, sem ter metas e objetivos para onde nadar. Mergulho de alma lavada, a aprender e sorver.

Drummond, aos 82 anos, faz um revisitar-síntese de seus principais momentos-temas. Não é um revisitar nostálgico ou louvatório, mas sim algo com um brilho de olhar de menino sempre apto a perceber o novo.”

** FOTO NO BLOG: Caio Kenji