Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Erasmo

Olhem quem encontro na home do UOL:

“O meu amigo… Erasmo Carlos”

O Tremendão está de volta. Com novo disco a ser lançado nesta sexta, 5, quando completa 68 anos de idade e 49 anos de carreira.

O disco chama-se Rock’n Roll e reúne doze músicas inéditas, todas voltadas para o gênero que o consagrou – aliás, como já sugere o título.

II.

A bem da verdade, a identificação de Erasmo com o rock é indiscutível.

Ao contrário do parceiro Roberto que, após a Jovem Guarda, deu uma guinada para a música romântica (houve uma época em que o próprio Roberto dizia se inspirar em Tony Benett), Erasmo chegou a experimentar diversos gêneros a partir da entressafra do fim dos anos 60. Flertou com o samba-rock de Benjor (chegaram a compor juntos a música “Menina Gata Augusta”), passou por uma fase de crônica social à la Chico Buarque (“Mané João”), foi pioneiro na defesa ambiental (no elepê de 74 “Projeto Salva Terra”) e chegou ao pop nos anos 80 com dois elepês de enorme sucesso “Erasmo Convida” e “Mulher”.

Mas em todo esse ir-e-vir o lado roqueiro de Erasmo sempre se fez presente.

Seria negar a própria natureza e origem.

III.

Curioso que, mesmo distante de uma exposição maciça na mídia, ele tem uma produção expressiva com novo trabalho, no mínimo, a cada dois anos. A partir dos anos 90, diversificou suas parcerias – com Marisa Monte, Nando Reis, entre outros – e se transformou num referencial do rock para as novas gerações.

Outro aspecto a salientar são as participações nas trilhas das últimas duas novelas das oito. Primeiro, fez um dueto inspirado com Chico Buarque em “Olha” (também presente no CD, Erasmo Convida… Volume II, que gravou em 2007) e agora com a inebriante versão para “Não Se Esqueça de Mim”, ao lado de Nana Caymmi.

IV.

Esta releitura está melhor do que a gravação original, feita por Roberto Carlos.

O que, convenhamos, não é tão fácil assim…