Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Estante de Jornalismo

Agradeço e registro o recebimento dos seguintes títulos:

*Todos os Homens do Presidente – O caso Watergate e a investigação jornalística mais famosa da história, de Carl Bernstein e Bob Woodward. Pela Editora Três Estrelas. Reedição atualizada do livro que reconstitui a investigação feita pelos dois jornalistas e que resultou no escândalo político Watergate. As denúncias levaram à renúncia do presidente Richard Nixon, em 1974. O livro é considerado um marco da liberdade de imprensa.

*Jornalismo Científico: teoria e prática, de José Marques Melo e José Hamilton Ribeiro. FENAJ/Intercom. A obra reúne a experiência de dois ícones da área da Comunicação Social: o pesquisador e professor Marques Melo (no âmbito da teoria) e o jornalista Zé Hamilton, considerado “o repórter do século 20”. Jornalismo e ciência são atividades que têm muitas características em comum, mas algumas diferenças muito grandes e sensíveis, alerta o jornalista Carlos Eduardo Lins e Silva no prefácio da obra.

*Censura e Liberdade de Expressão – Brasil e Portugal, organizado pela professora Maria Cristina Castilho Costa. ECA/USP. A obra propõe uma investigação sobre o domínio da censura nos dois países que se estende muito além dos períodos ditatoriais (que não foram poucos). Segundo a autora do prefácio, professora Isabel Ferin, torna-se um enorme desafio “repensar a liberdade de expressão de forma comparada em dois países com heranças comuns e trajetórias diferenciadas”.

*Comunicação e Controle – Observações sobre liberdade, controle e interdição de expressão, organizado pela professora Mayara Rodrigues Gomes. Capes/Intercom. Neste volumoso trabalho (506 páginas), pesquisadores de diversas nacionalidades discutem o embate entre Estado e opinião públicas em suas diversas nuances e consequências. O foco é a questão das relações entre os processos comunicacionais e de controle na formatação de uma sociedade mais bem informada e independente.