Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Balangandãs

Foi em um dia qualquer do hoje distante ano de 1930. O compositor Joubert de Carvalho e a até então desconhecida Carmen Miranda conversaram em uma modesta casa da Travessa do Comércio, no Centro do Rio de Janeiro:

— Eu te ensino a melodia da música, disse Joubert.

Com jeito brejeiro e sorridente, Carmen respondeu rapidamente:

— Não precisa me ensinar que, na hora da bossa, eu entro com a boçalidade.

Joubert de Carvalho, que estava tentando passar a Carmen a marchinha “Pra Você Gostar de Mim”, foi pego de surpresa pela resposta rápida e espontânea daquela garotinha com pouco mais de 1,59 m de altura.

É muito provável prova que o compositor nem sequer imaginava que ele seria o autor do primeiro grande sucesso da Pequena Notável. Afinal, Carmem só tinha 20 para 21 anos, trabalhava em uma pensão e também não sonhava com toda a fama que um dia chegaria a ter.

Foi a partir desta marchinha, mais conhecida pelo primeiro verso (Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim”), que a inspiração de Joubert de Carvalho ganhou corpo e os sonhos de Carmen.

*** Trecho do livro-reportagem “Muito Além dos Balagandãs – Carmen Miranda, a Notável”, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Autores: Daniella Gallotto, José Roberto Loi, Matheus Adami e Renata Tomoyose. Parabéns, aos novos jornalistas.