Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Petrônio e o Baixo Augusta

Perguntaram ao Petrônio sobre o Baixo Augusta.

O que o emérito professor titular da cadeira de Sociologia achava de se desenvolver um trabalho de pós-graduação. Os estudantes queriam abordar aspectos daquela região da cidade que já teve seus momentos de glória e realeza, especialmente nos anos 60, e que hoje vive dias, digamos, agitados como ponto de encontro de tribos e gangues, as mais alternativas possíveis e imagináveis.

— É um bom tema de pesquisa, não é professor?

Citavam autores, artigos de outros pesquisadores, recortes de jornais, entrevistas que poderiam ser feitas etc etc etc. Falavam na revitalização social e arquitetônica do lugar. E até em retratar uma São Paulo que desapareceu, engolida pelo desenvolvimento desordenado e absurdo.

— Então, professor… O senhor aprova o tema?

II.

Enquanto os jovens falavam e falavam, passava um filminho na cabeça do professor, de ares circunspectos e convencionais. Ele pensava em Mariinha, a mulher amada que o deixara há duas ou três semanas. O bagaço em que ficou, sentindo-se o último dos mortais.

Quando a solidão atingiu graus insuportáveis, não teve dúvidas. Enterrou a caveira na cachaça e, do pouco que se recorda, do que sobrou da sua lucidez, lembra-se ter passado duas ou três madrugadas perambulando por aquele lugar. Não foram uma ou duas vezes que soçobrou de amores e prazeres nos braços das garotas que lá ganham a vida. Na hora H, todas tinham as feições e os encantos de Mariinha. Puro deleite, com gosto de desforra e vingança.

No dia seguinte, a ressaca era brava, mas, a seu modo, divertiu-se a valer.

— Professor, por favor, diz alguma coisa. O senhor aprova o nosso tema?

III.

Petrônio, então, assumiu ares de mestre. Falou de aspectos culturais daquele canto da cidade. Citou o Spaço Pirandello, dos jornalistas Wladimir Soares e Antonio Machio, ponto de encontro dos deslocados nos anos 80. O Piolin, o Orvieto, entre outros restaurantes que reuniam a classe teatral após a apresentação dos espetáculos. O Cine Marachá e suas famosas sessões da meia-noite, onde se realizavam as pré estreias de filmes Fellini, Brian de Palma, entre outros cineastas de renome… Da casa de chá Yara, onde as madames se encontravam no fim de tarde…

— Vocês terão que trabalhar todos esses aspectos em profundidade, com pesquisas e reconstituição histórica dessas décadas todas. Estão preparados?

IV.

Os estudantes se entreolharam. E fizeram uma última questão:

— Sabe o que é, professor? Gostaríamos de ter como recorte a proliferação da prostituição naqueles quarteirões.

Petrônio franziu a testa. Respirou fundo e, diante da inexorabilidade dos fatos, aprovou o tema.

Só fez um adendo:

— Tomem cuidado porque aquelas meninas são muito mentirosas.

signature